Desfile Noturno apresenta espetáculo de luzes e pirotécnico

Centenas de foliões, carros alegóricos, um espetáculo de luzes e pirotécnico vão fazer do corso de sábado à noite, dia 6 de fevereiro, um momento único, a não perder.

Os grupos organizados de foliões vão mostrar, na rua, o trabalho desenvolvido durante meses. A festa começa às 22h30, com o desfile a percorrer a marginal, desde a Avenida Manuel Remígio até à Praça Sousa Oliveira, muito próximo do local onde decorrerá um espetáculo pirotécnico.

O período carnavalesco é de efervescência coletiva, que se estende até à madrugada de 5ª feira. Todos, sem limites de idade ou distinção de sexo, se levantam, se mascaram, passeiam e exibem nas ruas, nas praças, e nos salões de baile.



Na Nazaré, o Carnaval é um período de alteração à rotina. Trata-se, afinal, da grande festa da praia, a festa do pescador, realizada pelos nazarenos para si próprios.

Sábado Magro
Depois da apresentação dos Reis (Rui Carlinhos e Armanda Hilário) e da Marcha Geral “Seca fates d’oleade”, na noite da Passagem de Ano, aproxima-se o dia da apresentação dos carros alegóricos e dos trajes que cada grupo escolheu para se ensaiar para a festa.
A primeira grande manifestação de rua é a de sábado magro (30 de janeiro), com a saída dos grupos: Bicicletas; Trotinetas; Alberquêras; Tenantas e Penantes da Sakanagem. O “Sábado Magro” é uma manifestação espontânea, e de convívio entre os componentes de cada grupo.

S. Brás
Segue-se a Romaria ao S. Brás, a 3 de fevereiro. Esta celebração ancestral tem como costume a subida à capela de S. Bartolomeu, onde se tem uma mais belas vistas panorâmicas de toda a Região. No sopé do monte, milhares de pessoas acampam durante o dia e, em jeito de piquenique, à volta de fogueiras, assam carne e enchidos, regados com boa disposição.


Carnaval da Criança
O dia 5 de fevereiro é destinado aos mais pequenos. As crianças que frequentam o ensino básico do concelho irão mostrar as suas fantasias, pela marginal até à Praça Sousa Oliveira.

Desfiles de Carnaval
É no domingo, dia 7, que volta a cumprir-se uma longa tradição: a cerimónia de passagem de testemunho dos Reis do Carnaval 2015 aos de 2016, no Paço Real, Sítio da Nazaré. O desfile dos foliões e de carros alegóricos tem início às 15h00. Esta festa de rua regressa à marginal na terça-feira, dia 9, a partir das 15h00.
Durante este período decorrem os bailes nas salas das Associações e Coletividades do concelho, ao ritmo das marchas de carnaval e do som de bandas locais.

Enterro do Santo Entrudo
A animação termina a 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, com o Enterro do Entrudo, cortejo que tem início junto ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) e termina com o habitual julgamento da festa, o que decorrerá em frente à Praça Sousa Oliveira.


Vídeo do corso noturno (2015): https://vimeo.com/120572903

zoofirma.ru