Cinco Grupos saem à rua no sábado a anunciar a chegada do Carnaval

alberquerasCinco Grupos de Carnaval saem à rua no próximo sábado, 22 de fevereiro, “Dia Zé Rui”, logo pela manhã, com a missão de anunciarem a chegada de uma das festas mais aguardadas pelos nazarenos, o Carnaval.

Os grupos "Bicicletas", “Sakanagem”, "Trotinetas", “Alberqueras” e “Tenantas" saem em percursos pré-definidos por cada um deles, enchendo as ruas com a sua habitual boa disposição, cumprindo uma tradição de longa data.

 

Os "Bicicletas" são um dos grupos mais antigos de foliões da Nazaré. Constituído por homens, de várias faixas etárias, os "Bicicletas" percorrem as ruas da Nazaré sobre duas rodas, ao jeito do verdadeiro carnaval trapalhão. Desfilarão cerca de 200 homens, com as suas bicicletas.

Já os “Sakanagem” realizam a sua 6ª edição dos Penantes da Sakanagem, no próximo sábado, e tal como os restantes grupos, prometem muita animação, convívio e uma matiné dançante com a banda Sakanagem e convidados, no Mar-Alto.

Igualmente irreverentes, as "Trotinetas", grupo exclusivamente constituído por mulheres, numa de versão feminina dos "Bicicletas", caracteriza-se, desde a sua origem, por apresentar um tema diferente todos os anos.


As “Alberqueras”, surgidas em 2012, caracterizam-se pelo uso do fato tradicional da Nazaré.

Este ano, juntam-se, ainda, à festa as “Tenantas”, mais um grupo formado por mulheres.

No total, cerca de 600 mulheres desfilarão, juntas, a partir das 16h00, a partir do centro cultural da Nazaré (antiga lota), ao longo da marginal.

Também no sábado, a partir das 16 horas, incluído na programação de animação do Carnaval 2014 “É um Espegance”, realiza-se mais um baile no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), com Alex Veríssimo e Guilherme Azevedo.

alberqueras

zoofirma.ru